O Site Oficial do Comércio de Candeias - Bahia e Região!
VOX FM
Calendário
marabril de 2014mai
domsegterquaquisexsáb
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930123
45678910
Visitante:

1370411
BAIANA HORIZONTAL
 
 

 

 

 CLIQUE NAS FIGURAS E DESCUBRA AS MARAVILHAS DA CIDADE DAS LUZES! 

CABOTO

PASSÉ

PRAINHA DA BOCA DO RIO

 

MUSEU WANDERLEY PINHO

 

COQUEIRO GRANDE

MALEMBÁ

 

MANGUEZAIS

 

PORTO DE ARATU

 

PITINGA

 

ILHA DO TOPETE

 

LAGOA DA CCC

 

REFINARIA LANDULFO ALVES

 

PORTO DA FORD

 

IGREJA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

 

BIODIESEL

  

A História 

O município de Candeias Bahia, aparece em documentos históricos desde o século XVI, no início da colonização portuguesa no Brasil.
Faz parte da Região Metropolitana de Salvador e se situa no Recôncavo Baiano e no entorno da Baía de Todos os Santos, sendo que seu território é cortado ao meio pela BR-324.

Exibir mapa ampliado

A origem do nome se deu, provavelmente, à devoção à Nossa Senhora das Candeias (candeia é pequeno aparelho de iluminaçao, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de uso em casas pobres. A citaçao Mãe das Candeias, quer dizer, Mãe das Luzes). Histórias dos milagres da Santa vem sendo contadas desde a segunda metade do século XVIII e foram responsáveis pela vinda de milhares de romeiros todos os anos à cidade para buscar ou agradecer as Graças da Santa.
 A Primeira história de milagre atribuída a Nossa Senhora das Candeias informa que uma menina cega, banhou-se na "fonte dos milagres", sob a inspiração da Virgem, e passou a enxergar.
 
Fonte dos Milagres
Pouco depois da descoberta do Brasil, suas terras foram distribuídas em sesmarias, imensos lotes de terras, de tamanho variáveis, e nelas nasceram os Engenhos de Cana de Açúcar, os quais usavam mão de obra escrava em sua produção. Nos dias atuais, ainda podemos visualizar através do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, um pouco da história do Engenho Freguesia no município.
 
A descoberta do Petróleo na região em junho de 1941, deu início a uma nova fase, trazendo progresso e aumentando a sua população. Com a união de Caboto, Passagem dos Teixeira e Passé, o município de Candeias foi emancipado em 1958.
Economia
Com o sexto maior PIB do estado da Bahia, suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves - Mataripe (RLAM).
 
Hidrografia
Sua bacia hidrográfica é composta pelos rios: Joanes, São Francisco, São Paulo, Imbiruçu, Jacarecanga.
 Rodovias
Fica a beira da BR 324 e se liga com a mesma pela BA-522.
 Turismo
Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias.
 

ESPECIFICAÇÕES:

Fundada em 14 de Agosto de 1958 (51 anos)
Gentílico: Candeiense 
Prefeito(a) atual: Sargento Francisco
Localização: Bahia, região Metropolitana de Salvador,
Municípios Limítrofes:: Salvador, São Francisco do Conde, Simões Filho,
Dias d´Ávila e Madre de Deus
Distância: até 46 Km da Capital Baiana
População: 81.699 hab. Est. IBGE/ 2009
Clima: Tropical.
Área: 265,55 km2.
 
 
 Referências
1.      Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008. 
2.      Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
4. Santos, Jair Cardoso dos. Candeias - História da Terra do Petróleo. Salvador, Gráfica Salesiano, 2008.
 
OFERTAS IMPERDÍVEIS
O Site Oficial do Comércio de Candeias - BA e Região!

 

 

DACASA
Enquete
Como conheci o Site Clica Candeias?

TOP 10
Mural de Recados








ana
oi, gostaria da ajuda de vcs para localizar uma pessoa de candeias, seu nome é leninha, ela teve um filho há 26 anos na cidade de serrinha e o deu para adoção e hoje ele quer encontrá-la ajudem.


Libni
Olá o site tem otima interface, parabéns, mais queria espaço para eventos o que não achei. Somente produtores de eventos.


Iara Bernardes
Sou mineira moro em Candeias a 2 meses,é primeira vez q entro nesse site e estou achando bem organizado,parabéns aos responsáveis pelo site.


GEOVAN DE FREITAS
ESTE É MEU PRIMEIRO ACESSO AO SITE GOSTEI MUINTO ACHO QUE TEM MUINTO A ACRESCENTAR MAIS ISTO VAI ACONTEÇER COM TEMPO.


everson alves/ deyvson ribeiro
Ola sou do site jardimsp.com.br um dos cooperados da ecoopertec junto com meu sócio deyvson ribeiro, adoramos o site ficou muito bom parabéns espero que vc consigam alcançar novos horizontes atitude


Luciano Ferreira
A idéia émuito boa do cadstro de curriculum,mais se os currículos fossem separados por aréa não seria melhor? Pois assim os empresário não teriam tanta dificuldades ao procurar uma especialidade.


Adriano Freire
Parabens pelo site muito bom mesmo!!! e acessem tb www.portaldodia.com.br


carla
adorei parabéns


Lorena
Muito bacana o site!! Mas, kd os anúncios p/ compra e aluguel de imóveis? Procurei mas não encontrei nada a respeito. bjos...


Rafaela
Parabéns!Esse site é inovador e concerteza com futuro garantido.Sucesso para vocês.


Mais recados ...
Favoritos
 + Favoritos
 imagem Casa Home
 ----- Label -----
Receber boletins
Digite seu nome:
Digite seu e-mail:
 
 
ALMANAQUE
ENTRE EM CONTATO
CLICA CANDEIAS Rua Javari, n° 143 - térreo, Nova Candeias, Candeias - Ba
71 3601-7049
Fale Conosco